Segurança incomparável Nova geração da linha Volvo F (FH e FM) traz dispositivos de segurança jamais vistos em caminhões de série

Nova geração dos caminhões Volvo FH e FM

traz dispositivos de segurança ainda mais revolucionários que seus antecessores. Sistema de controle de saída de pista, radar que previne colisões e controle eletrônico de estabilidade estão entre as novidades. Mudanças no visual e na cabine também são destaque.


MONITORAMENTO DE FAIXA DE RODAGEM – LKS


O LKS (Lane Keeping System) é um equipamento que alerta o motorista caso o veículo saia da faixa de rodagem por descuido ou desatenção, reduzindo o risco do veículo avançar sobre a pista contrária e provocar um acidente grave. Esse mecanismo integra também o dispositivo DAS (Detector de Nível de Atenção). O sistema é acionado automaticamente quando o motorista apresenta um estilo de condução irregular, ziguezagueando o veículo na pista, um comportamento característico de fadiga e sonolência ao dirigir.

PILOTO AUTOMÁTICO INTELIGENTE – ACC

É um mecanismo que auxilia o motorista a manter o caminhão a uma distância constante e segura do veículo que se encontra à frente. Utilizando um radar Doppler, o ACC (Active Cruise Control) é um equipamento de segurança de última geração que funciona tanto na frenagem quanto na aceleração. Toda vez que o caminhão se aproximar demais do veículo que está à frente, o equipamento emite sinais sonoros para alertar o motorista dos riscos e, quando houver necessidade, o freio motor e os freios de serviço são acionados, diminuindo a velocidade automaticamente. Esse sistema atua em conjunto com a caixa de câmbio eletrônica I-Shift.

SENSOR DE PONTO CEGO – LCS

O LCS (na sigla em inglês Lane Change Support) é um dispositivo que utiliza um radar que informa se há um objeto na lateral direita do caminhão quando o veículo está trocando de faixa de rodagem. Esse equipamento acende uma luz num display instalado na coluna interna direita do caminhão caso um veículo ou outros objetos entrem na área  de ponto cego localizada à direita. O sistema funciona quando o caminhão está numa velocidade superior a 35 quilômetros por hora e com o indicador de direção (seta) ligado.

CONTROLE ELETRÔNICO DE ESTABILIDADE – ESP

O ESP (Electronic Stability

Program) reduz a possibilidade de derrapagem e de capotagem em curvas fechadas e onde a velocidadedo veículo é incompatível com o traçado. Quando o caminhão entra numa curva com uma velocidade maior que a necessária, por exemplo, o sistema automaticamente reduz o torque do motor e faz uma aplicação individual dos freios nas rodas. Tudo é feito a partir de informações obtidas por meio de sensores de direção no volante, de aceleração lateral do veículo e da velocidade nas rodas. A correção do torque é promovida por um sistema inteligente que  “lê” as informações das rotações do motor, do sinal do pedal do acelerador e da força que o motorista imprimiu na frenagem do caminhão.

FAROL AUXILIAR DE CONVERSÃO

O Farol Auxiliar de Conversão é um mecanismo de segurança ativa que ilumina o lado para o qual o veículo fará a conversão. É ativado quando o farol está ligado e o caminhão está a uma velocidade de até 40 quilômetros por hora. Traz mais segurança quando o veículo está fazendo curvas lentas ou manobras em pontos de carga e descarga


 ADR

O ADR é um conjunto de dispositivos que proporciona mais segurança para os transportadores que operam com produtos perigosos.O equipamento é formado por chaves gerais extras, chicotes protegidos por mangueiras de plástico corrugado, conexões elétricas seladas, um painel frontal preparado para placa de sinalização e uma conexão com o reboque com 15 posições. O ADR evita, por exemplo, que eventuais faíscas provoquem incêndios e outros acidentes graves.


 SENSOR DE CHUVA, FAROIS DE XENON, AIR BAG, FREIOS EBS COM ABS



Autor:

Facebook Comentarios