Calibrar os pneus do carro deveria ser uma rotina na vida de todo motorista... mas não é. Nós sabemos que é chato, suja a mão, dói a coluna, o joelho, cansa e parece um tempo precioso jogado fora (mesmo que não leve mais que 5 minutos). Mas, ainda assim, andar com o pneu calibrado é uma questão de segurança, além de estar diretamente ligado a seu bolso. Afinal, quando calibrado, o pneu dura mais tempo e consome menos combustível!
Calibre os pneus regularmente
Os pneus devem ser calibrados, no máximo, a cada 15 dias (o ideal é que estejam verificados uma vez por semana). Fique atento para que eles estajam frios, ou seja, que tenham rodado menos de 3 km. Faltou àquela aula de física no colégio que falava de temperatura dos gases? Nós refrescamos sua memória. Quando o pneu está quente, as moléculas de ar se expandem e aumentam a pressão interna, o que dificulta colocar a calibragem ideal. Já com o pneu frio não tem erro.
Outro ponto importantíssimo é quantas libras colocar no pneu. Sabemos que ao parar em um posto ou borracheiro sempre tem um pseudo-especialista para indicar o quanto você deve colocar nos pneus, dependendo da carga, vento, estação do ano, umidade relativa do ar e outras baboseiras. Mas saiba que o único guru válido nesta hora é o manual do veículo. Siga sempre o recomendado pela fabricante. Fique esperto, em alguns carros as informações sobre calibragem estão na porta do motorista ou na tampa do reservatório de combustível.
![VW Gol indica a calibragem dos pneus no reservatório de combustível](http://caranddriver.digisa.com.br/upload/imagens_upload/Calibragem_de_pneu_1.jpg)
![\](http://caranddriver.digisa.com.br/%22http://caranddriver.digisa.com.br/upload/imagens_upload/Calibragem_de_pneu.jpg/%22)
Gol indica a calibragem correta dos pneus na tampa do reservatório de combustível.
![VW Gol indica a calibragem dos pneus no reservatório de combustível](http://caranddriver.digisa.com.br/upload/imagens_upload/Calibragem_de_pneu_1.jpg)
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Gol indica a calibragem correta dos pneus na tampa do reservatório de combustível.
Cuidado com pneu murcho ou cheio demais
Pneu murcho, além de ter uma vida útil menor, compromete estabilidade e distância de frenagem do veículo. Isso sem falar no desgaste maior nos ombros dos pneus e na direção mais pesada. Já os pneus Ronaldo, digo, cheios demais, aumentam o desgaste no centro da banda e prejudicam o conforto, já que não vencem tão bem a buraqueira das nossas ruas e estradas. Em caso de calibragem desigual, quem sofre é o diferencial do carro.
Com pressão 30% menor que a recomendada, os pneus aumentam o consumo de combustível em até 2,5% – ai, meu bolso! Uma pesquisa da Bridgestone mostrou que os motoristas desperdiçam 660 milhões de litros de combustível por ano em razão dos pneus descalibrados. Considerando a gasolina a 2,60, são quase R$ 1,7 bilhão jogados fora todo ano... Além disso, um pneu 25% descalibrado dura quase 50% a menos.
Agora que você sabe disso tudo, vai correndo ao posto calibrar os quatro pneus, certo? Errado! Não esqueça de calibrar o estepe (sim, ele também merece atenção). A nossa dica nesse caso é calibrar o pneu reserva com cerca de 5 libras a mais, já que ele perde pressão com o tempo.
![\](http://caranddriver.digisa.com.br/%22http://caranddriver.digisa.com.br/upload/imagens_upload/2.jpg/%22)
![CALIBRAGEM DOS PNEUS](http://caranddriver.digisa.com.br/upload/imagens_upload/CLABRIAR_PNEUS_1.jpg)
Com pressão 30% menor que a recomendada, os pneus aumentam o consumo de combustível em até 2,5% – ai, meu bolso! Uma pesquisa da Bridgestone mostrou que os motoristas desperdiçam 660 milhões de litros de combustível por ano em razão dos pneus descalibrados. Considerando a gasolina a 2,60, são quase R$ 1,7 bilhão jogados fora todo ano... Além disso, um pneu 25% descalibrado dura quase 50% a menos.
Agora que você sabe disso tudo, vai correndo ao posto calibrar os quatro pneus, certo? Errado! Não esqueça de calibrar o estepe (sim, ele também merece atenção). A nossa dica nesse caso é calibrar o pneu reserva com cerca de 5 libras a mais, já que ele perde pressão com o tempo.
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![CALIBRAGEM DOS PNEUS](http://caranddriver.digisa.com.br/upload/imagens_upload/CLABRIAR_PNEUS_1.jpg)
Pneus calibrados com nitrogênio
Outra opção que não é tão conhecida, mas que representa uma ótima alternativa, é a calibragem dos pneus com nitrogênio. O segredo é que, diferente do ar comprimido, esse gás quase não se dilata. Com isso, a calibragem com nitrogênio não apresenta variações na pressão – olha a física aí de novo. O resultado prático são menos visitas ao borracheiro ou posto de gasolina, já que o pneu fica calibrado com a pressão correta por mais tempo.
Segundo aquele mesmo estudo da Bridgestone, nada menos que 1/3 dos usuários de automóveis na América Latina anda todos os dias com pressão baixa em pelo menos um dos pneus. Se você, assim como eles, ainda não criou o bom hábito de calibrar os pneus, lembre-se que um pneu com a pressão correta tem vida útil maior, é fundamental para a segurança do carro e faz você economizar algum trocado... agora sim!