JAC Motors assusta montadoras no Brasil


A chinesa JAC Motors, recém-chegada ao mercado, registrou um grande feito: em seu primeiro mês de vendas cheio, a marca - lançada em 18 de março último – alcançou a cobiçada fatia de 2,0% de mercado na região metropolitana, com o emplacamento de 587 unidades do modelo J3 hatch e 283 do sedã J3 Turin, totalizando 870 veículos.

Consessionaria JAC - São Paulo Av: Consolação
Com essa participação, a JAC – que dispõe de 16 revendas na Capital (sem incluir os show-rooms) e de apenas um modelo (em duas versões) à venda - superou marcas japonesas já tradicionais instaladas há alguns anos no País, como a Nissan (726 unidades) e Mitsubishi (726 unidades), que alcançaram 1,7%, e já ameaça a Toyota (928 unidades), que teve 2,2%.

A Ford decidiu promover uma redução nos preços da linha Fiesta RoCam equipada com motor 1.6.
Durante o mês de maio, a empresa venderá o modelo nas carrocerias hatch e sedã pelos preços promocionais de 37.900 reais e 39.900 reais. Pelo valor, os carros oferecem ar-condicionado, direção hidráulica, vidros e travas elétricas, computador de bordo, faróis de neblina, freios com sistema anti-travamento (ABS) e airbag duplo.
Inicialmente, os preços serão praticados apenas em São Paulo e Rio de Janeiro. Embora a Ford não admita, a decisão de agregar mais itens ao Fiesta pode ser vista como uma resposta à chegada da JAC Motors.


Imagem do Site da JAC o mais acessado dentre as montadoras
A JAC Motors divulgou juntamente com a empresa Nielsen Ibope, que obteve a liderança de usuários no seu site em seu primeiro mês de atividades. Segundo informado pelas companhias, com 13 dias de funcio
namento o portal obteve mais de 798.000 usuários únicos. O site da JAC deixou para trás o site da Chevrolet, que contou com 722.000 usuários, Fiat que obteve 635.000 usuários e Ford com 497.000.


“Nosso site já estava no ar desde novembro, mas todas as ações de comunicação e marketing foram iniciadas apenas no Dia J, 18 de março”, informou Sérgio Habib, presidente da JAC Motors Brasil. Atualmente, a JAC Motors comercializa dois modelos em suas 50 concessionárias: o J3 e o J3 Turin. Ambos são vendidos em uma só versão com diversos itens de série. O J3 custa R$ 37.900 enquanto o sedã, Turin, vale R$ 39.900.


“Olhando para a estratégia de entrada no mercado nacional, ninguém diria que a JAC é chinesa”, afirma Wong. E não é mesmo a origem a característica que a JAC quer ressaltar em sua marca. “Nós não escondemos que somos chineses, mas também não saímos por aí gritando ostensivamente de onde viemos”, argumenta Habib. O empresário quer afastar da JAC o estigma que os produtos da China ainda carregam no país, de que são qualidade duvidosa. Para vencer essa barreira, o empresário busca ressaltar as 242 alterações feitas nos automóveis para adaptá-los ao gosto do brasileiro.


Provavelmente a Fiat que inclusive ja diminuiu a margem de lucro em alguns modelos deverá promover ações semelhantes, assim Chevrolet e Ford deverão fazer o mesmo a fim de promover uma resposta a JAC.


De qualquer forma quem ganha com tudo isso é o consumidor.




Autor:

Facebook Comentarios